sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COMO VENCER O MEDO

           " No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" ( I Jo. 4:18-19 ).

Segundo o dicionário, medo é um sentimento de inquietação que surge de um perigo real ou aparente. Existe o medo que é a preservação de nossa vida, não é patológico. Mas também existe o medo que nos faz paralisar, que não nos deixa seguir em frente, e é esse medo que temos que enfrentar, vencer.
O medo causa tormento e só pode ser vencido através do amor. O antônimo de medo, na Bíblia, não é coragem e sim amor. Quando há amor não existe medo. O medo é resultado de um trauma anterior e que receiamos enfrentar de novo e nos impede de crescer como pessoa. Vamos ver o que a Bíblia nos fala a respeito do medo. Em Jó 3:25 fala: "Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece".  Isso nos mostra que quando tememos algo, passamos a nos comportar de tal modo que aquilo que tememos vem acontecer.
Lucas 19:21-23 : "Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, na minha vinda, o receberia com juros". Aqui fala que o medo limita nosso potencial. Deus nunca nos dá um dom que não podemos realizar.
Gênesis 3:10 - "Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi". O medo nos impede de enfrentarmos a situação, nos faz esconder.
O medo é uma auto -profecia que se cumpre. Mas o verdadeiro amor lança fora o medo. O medo nos faz afastar, nos faz trancar portas, não só físicas, mas emocionais também.  Mas Jesus entra em nossa vida, mesmo as portas estando trancadas, nos liberta do medo e nos dá a sua paz : "Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco!" O medo é consequência de muita dor, muita mágoa dentro de nós. E o que devemos fazer então para vencer o medo? Primeiro, confessar a Deus nossos temores, nossas mágoas e pedir a Ele que nos limpe desses sentimentos. Segundo, pedir que Ele nos enche de seu amor, pois o amor lança fora todo o medo...

Sua amiga e irmã em Cristo: Kátia Di Freitas