sábado, 9 de julho de 2011

MARCAS DE UM DISCÍPULO

Como identificar se somos discípulos verdadeiros, discípulos do
Senhor Jesus?
É possível alguém ser membro de uma igreja evangélica, ser
um líder na igreja local e não ser um discípulo do Senhor Jesus?
Como saber Quem é Quem?
Para obtermos tal resposta a estas questões necessitamos
colocar os nosso olhos e coração no que dizem as Escrituras. Vamos
examiná-las e conhecer as marcas de um discípulo verdadeiro.
Encontramos nas Escrituras oito marcas de um discípulo
verdadeiro.
Mas, o que é um discípulo?
Pelo dicionário da Bíblia discípulo significa estudante, aprendiz ou pupilo. É muitas vezes usada
para se referir a um seguidor de alguém principalmente de Jesus. No Antigo Testamento. Isaías
usou o termo discípulos para se referir àqueles que eram ensinados ou instruídos – Isaias 8:16 –“Guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meu discípulos”.
A palavra discípulo é usada de maneira mais especifica para indicar os doze apóstolos de Jesus.
De modo geral os discípulos referem-se aos seguidores de Jesus. Portanto todos que nasceram de
novo e seguem a Cristo Jesus são chamados seus discípulos. Neste primeiro estudo vamos ver algumas marcas de um discípulo.

- Primeira Marca - Permanecer em Jesus
Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se
vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente
meus discípulos... Jo.8:31
Vamos começar com a Palavra de Deus.

A palavra permanecer é muito ampla; significa:
permanecer, ficar, ser sustentado, mantido, continuamente.
Compreendemos desta forma que um discípulo verdadeiro
segundo a mente de nosso Senhor é alguém que permanece em sua
Palavra, alguém que decidiu pelos juízos de Deus (Sl. 119.130).
Existem pelos menos quatro (4) aspectos que revelam a
importância de permanecermos na Palavra de Deus.

Acertando o Alvo
“Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder
de Deus”- Mt. 22:29
Queridos se queremos ter o foco correto em nossa
família e ministério, precisamos fazer das escrituras o
nosso “manual” diário.

Consciência Limpa
“Vós já estais limpos pela Palavra que vos
tenho falado”- Jo. 15:3
Somos santificados pela Palavra de Deus,
pela leitura, estudo, meditação e aplicação
dos princípios bíblicos ao nosso viver
diário, não tem mágica, somos chamados
ao exercício da piedade. Paulo diz a
Timóteo que aqueles que desprezaram a
fé e a consciência limpa, naufragaram em
sua caminhada cristã.
Voltando a Vida
“Vivifica-me segundo a Tua Palavra” (Sl.119:25). Vivificar é
voltar a vida, é retomar o foco perdido, e retomar a caminho da
alegria em obedecer ao Dono da nossa vida, é ser restaurado em
nosso caráter, relacionamentos e ministério, é tomar a decisão de ser
pai e mãe espiritual, gerando filhos, bisnetos, tataranetos para
alcançar os Povos Não Alcançados, para a Gloria de Deus.

Revela o Pai
“Senhor mostra-nos o Pai”, foi a palavra de Filipe ao Senhor
Jesus. Nosso Senhor respondeu: Filipe quem vê a mim, vê o Pai. (Jo.
14:8.15)
Se queremos conhecer a Deus, precisamos olhar para o Filho,
Jesus encarnou o Pai e o revelou a nós? Onde está esta
revelação? Em sua Palavra, “o verbo se fez carne” (Jo. 1:14), a
Palavra andou entre nós. Quando lemos as Escrituras encontramos o
nosso amoroso Pai Celestial através do seu filho Jesus Cristo e
encontramos o Filho através da Palavra escrita, do Logos de Deus.
Nosso Senhor nos encorajou a examinar as escrituras; João 5:39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e
elas mesmas são as que dão testemunho de mim”.

- Segunda Marca - O Amor


“Nisto conhecerão todos que sereis
meus discípulos se tiverdes amor
uns aos outros”- Jo. 13:35
Como alguém pode declarar-se um “seguidor” de
Jesus, se não tem amor em seu coração?
O amor é a marca de alguém que nasceu de novo – 1ª. Jo. 4:7
O amor é a marca de um discípulo que conhece a Deus – 1ª.Jo.4:7.8
O amor é fruto do Espírito Santo na vida de um discípulo – Gl. 5:19
O amor e a marca do discípulo que esta no caminho da maturidade –
1ª.Ts. 4:9.10

- Terceira Marca – Frutos


“Nisto é glorificado meu Pai, em que
deis muito fruto; e assim vos
tornareis meus discípulos”.
Jo. 15:8
Um discípulo verdadeiro é uma pessoa frutífera em sua vida cristã
diária, os frutos serão uma marca evidente na vida daquele que
decidiu seguir ao Senhor Jesus. Frutos aqui, são pessoas geradas em
Cristo e discipuladas para se tornarem discipuladores e equipadores.

- Quarta Marca - Aborrecer aos outros


Lucas 14:26 “Se alguém
vem a mim e não aborrece a
 seu pai, e mãe, e mulher, e
filhos, e irmãos, e irmãs...”,
O amor pela família não pode tomar o lugar que pertence ao
nosso amado Senhor Jesus. Quem ama ao Senhor em primeiro lugar,
estará capacitado para amar a sua família de forma equilibrada e
justa. Quando invertemos a ordem, deixando o Senhor em segundo,
terceiro ou mesmo em ultimo plano, não teremos condições de amar
os nossos entes queridos como ordenam as escrituras e dessa forma
a nossa família não será salva. O primeiro e principal mandamento é:
Amar a Deus sobre todas as coisas.

- Quinta Marca -Aborrecer sua prórpia vida


Lc. 14:26”...e ainda a sua própria
vida, não pode ser meu
discípulo”.
Se queremos ser discípulos verdadeiros, o
preço inclui amar ao Senhor mais do que a nos mesmos. Isto é:
Nosso EGO deve ser abdicado e nosso Senhor deve ser entronizado.
Nossa vida deve ser Cristocentrica e não Egocêntrica, devemos viver
para agradá-lo e não para agradar a nos mesmos.

- Sexta Marca - Carregar a sua cruz


Lc. 14:27 “Quem não carrega a sua cruz...”
Tomar a Cruz a cada dia é o próximo passo para que o mundo
reconheça que somos discípulos de Cristo Jesus e não adeptos de
mais uma religião.
A Cruz aqui não é uma pessoa que nos incomoda ou nos
aborrece, por ex. A Sogra, o genro ou a nora, um vizinho que não
conhece os seus limites, um colega de trabalho que não sabe o que é
ética, ou até mesmo o conjugue quando as coisas não vão bem no
casamento, ou um filho que enveredou pelo caminho das drogas ou
do álcool. A Cruz aqui é a minha decisão deliberada de morrer a cada
dia para que Cristo seja visto em mim, para que a minha vida
encarne a pessoa do filho de Deus, como disse Paulo aos Gálatas;
“Não mais eu, mais Cristo vive em Mim”.

- Sétima Marca - Seguir a Jesus


Lc. 14:27 “...e não me segue, não pode ser meu
discípulo”.
Seguir a Jesus, não é o mesmo que seguir a uma nova religião.
Jesus não disse: Eu vim para que tenham religião e religião em
abundância”
Ele disse: Eu vim para que vocês tenham VIDA e VIDA em
abundânçia”. Jesus Cristo é uma nova VIDA, e a melhor forma de
VIDA que uma pessoa pode experimentar aqui neste mundo e no
porvir a Vida Eterna. Jesus também disse: Quem crer em mim tem a
VIDA ETERNA. Seguir a Jesus, segundo as Escrituras, é o projeto
mais fascinante de vida que alguém pode ter.

- Oitava Marca -Renunciar a tudo


Lc. 14:33 “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não
renuncia a tudo o que possui, não pode ser meu
discípulo”.
Não somente, amar a família em segundo lugar, não somente
amar a Jesus mais do que a nos mesmos, não somente tomar a Cruz
e segui-lo, mas, RENUNCIAR a tudo quanto temos, se realmente
desejamos seguir ao Senhor Jesus.
Renunciar a tudo, e tudo! Foi assim que nosso Salvador fez
para nos revelar o amor de Deus e nos dar gratuitamente a Salvação
em Cristo, se queremos ser felizes verdadeiramente e fazer a sua
vontade, Ele nos chama para abrir mão de tudo e colocar cada área
de nossa vida aos seus pés, como fez Maria Madalena na casa do
publicano.


Seguir a Jesus é ser um discípulo verdadeiro, é a melhor
escolha que uma pessoa pode fazer, porem existe um custo.
Você esta disposto a paga-lo?


- Oração – Amado Senhor Jesus, quero segui-lo por todos os anos de
vida que receberei de Ti neste mundo. Estou disposto a pagar o preço
para ser um discípulo de verdade, livra-me do falso discipulado,
amém.

Um comentário:

  1. QUE REALMENTE POSSAMOS TER ESSAS MARCAS EM NOSSAS VIDAS PARA QUE POSSAMOS SER DISÍPULOS VERDADEIROS E NÃO ENVERGONHAR O POVO DE DEUS.
    GOSTEI MUITO DESSA MENSAGEM.

    ResponderExcluir