quinta-feira, 9 de junho de 2011

A BELEZA DE ESTHER


Texto: (Ester 2:7, 9, 17)


Você gostaria de passar por um tratamento de beleza durante 12 meses seguidos? Com direito à óleos, perfumes, belas roupas e quem sabe até uma massagem, que tal?
Não se preocupe isso não é pecado, então responda com sinceridade.
Foi exatamente isso o que aconteceu com Ester, ela passou por um tratamento de beleza que durou 12 meses, 6 meses com óleo de mirra, e 6 meses com perfumes e cosméticos (Et. 2:12), tudo isso para se apresentar diante do rei Assuero, imagine de que forma ela ficou depois de todo este cuidado que recebeu, ela que já era uma moça muito bela, considerada uma das 4 mulheres mais belas citadas na Bíblia, juntamente com Sara, Raabe, Abigail. Ela que já era muito bela, ficou ainda mais bela.
Por causa da sua beleza Ester achou graça diante do rei Assuero, que a favoreceu, ele a escolheu para ser sua rainha, pois ele gostou mais dela do que de qualquer outra mulher, Ester foi a mulher da vida do rei Assuero, a que ele mais amou, muito romântico não é?
Mas Deus tinha planos e propósitos na vida de Éster, sua beleza foi um meio que Deus usou para cumprir Seus propósitos, ela se tornou rainha, e intercedeu diante do rei Assuero em favor do seu povo, para que nem ela, nem seu povo morressem, pois havia sido feito um decreto que todos os judeus seriam mortos, e Ester sendo judia., também morreria.
Então ela tornou-se rainha com este propósito, livrar seu povo.
(Et. 4:14) “Quem sabe se não foi para um momento como este, que você. chegou à posição de rainha” .
Ma como pode uma moça simples, órfã, e sem lar, tornar-se uma rainha e heroína do seu povo? Mas foi exatamente o que aconteceu, e sabe porquê?
Porque sua maior beleza não estava em seu exterior, naquilo que se via, mas a sua verdadeira beleza estava dentro dela, em seu coração.
(I Pedro 3:3-4) “A beleza de vocês. não deve estar nos enfeites exteriores...
Deus tem muito para falar conosco hoje através da beleza de Ester e o que Deus fez através desta beleza.
Vamos ver então a beleza do coração de Ester:
1. Submissão e Obediência (Et. 2:20)
Ela continuou seguindo as instruções de Mardoqueu (seu primo que a criou), e por causa da sua obediência e submissão tornou-se rainha, e mesmo depois de ter se tornado rainha, não se opôs a obedecer as instruções de Mardoqueu, (que era autoridade sobre sua vida – era seu pai de criação) ela não desprezou seus conselhos, ela manifestou um espírito de mansidão e submissão.
E você tem um coração submisso e obediente?
Busque um coração submisso e obediente, primeiramente a Deus, e depois ás autoridades que Deus colocou sobre a sua vida.
Lembre-se, seu esposo também é uma autoridade sobre você, ele é o sacerdote da sua casa, seja uma mulher obediente, sendo uma esposa submissa.
Deus quer nos dar um coração submisso e obediente
2. Humildade (Et. 7:3; 8:5-6)
A posição de rainha não tornou Ester soberba e arrogante, ela não deixou de ser quem era, apesar de ser rainha continuou a ser uma moça simples, seu caráter não se corrompeu por sua posição de rainha, ela não se envaideceu por sua posição social e do poder que recebeu, quando se tornou rainha.
Ela demonstrou humildade quando apresentou seu pedido ao rei, ela não fez exigências, apesar de ser rainha, fez um pedido simples e humilde em favor do seu povo.
(Tiago 4:6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”
E você tem um coração humilde?
A posição onde Deus te colocou, corrompeu seu coração? (posição social, espiritual, ministerial). Você se considera diferente do que já foi um dia, ou se tornou alguém que deixou de ser simples, descomplicada, ou alguém que não aceita as coisas com facilidade, que se opõe aos outros por terem opiniões diferentes, que fica em crise quando as coisas não saem do seu jeito, e que pensa que só você tem razão, que não se alegra quando vê alguém sendo honrada por querer toda honra somente para você?
3. Destemida e Ousada (Et. 5:1-2)
Ela estava disposta a pagar um alto preço se necessário a sua própria vida, para salvar seu povo, pois ela corria o risco de ser morta por se apresentar diante do rei sem ser chamada. Ela não foi covarde, nem teve medo de morrer, estava disposta a cumprir o propósito de Deus para sua vida, que era livrar Israel.
Ela fez a parte dela, não esperou as coisas caírem do céu, nem esperou que ela e seu povo morressem, ela não teve medo de correr riscos. Fazia sua parte crendo que Deus faria a Dele.
E você tem sido ousada e destemida?
Você está disposta a pagar o preço que for preciso, para que Deus cumpra Seus propósitos em sua vida? Ou você tem se acovardado sido negligente, medrosa.
(Jr. 48:1 0) “ Maldito o que faz com negligência o trabalho do Sr...”
Você tem feito a sua parte ou tem esperado as coisas caírem do céu?
Nosso maior exemplo é Jesus, que pagou um alto preço para que Deus cumprisse seus propósitos.
4. Ela sabia honrar uma autoridade
Apesar de ser ousada e destemida, era muito equilibra, tinha um coração submisso.
Além de ser rei, Assuero era seu esposo, e ela se preparou para não se apresentar diante dele de qualquer maneira.
Ela se preparou primeiramente no espiritual (Et. 4:15), orou e jejuou com seu povo, se preparou espiritualmente, se vestindo adequadamente para ir diante do rei pedir por seu povo.
Por tê-lo honrado devidamente, o rei estendeu para ela o seu cetro, e assim ela pôde fazer seu pedido e ter sido atendida por ele. (Et.5:2)
Você em honrado as autoridades que Deus colocou sobre sua vida?
Você tem honrado a Deus, seu esposo, seus pais, chefe, pastor, líderes, etc...
Tem um coração temente a Deus, e se apresenta diante dele de forma que o honra? Ester se preparou adequadamente para ir ao rei.
Como você tem se vestido espiritualmente para se apresentar diante do Rei dos reis, com vestes de louvor e santidade, perfumada?
Quem não honra uma autoridade demonstra falta de temor a Deus, pois tem um coração rebelde e desobediente, e isso atrairá maldição para sua vida.
Quando você reluta em obedecer a Deus e a Sua vontade, está se opondo contra a autoridade de Deus e fica exposta para que Satanás faça a vontade dele.
5. Ela foi sábia e inteligente (Et. 5:5-6)
Sua beleza interior era muito maior que sua beleza exterior, por isso ela agiu com sabedoria na forma como fez as coisas para conseguir o que queria.Usou suas palavras com sabedoria, para falar com o rei, falou humildemente, sabia onde queria chegar, e fez seu melhor, para que tudo saísse como ela esperava.
Cada passo dado foi planejado e medido.
No banquete que ela preparou para o rei, ela aproveitou o momento certo e apresentou seu pedido ao rei.
Por ter usado sua sabedoria e inteligência, ela se tornou heroína do seu povo, para realizar a vontade do Sr., ela usou sua beleza, sua inteligência e sua fé destemida e conseguiu o que desejava.
Você tem buscado a sabedoria do alto?
“ Se alguém precisa de sabedoria peça a Deus que a todos dá liberalmente, peça com fé” (Tg. 1:5)
Agir com sabedoria pode mudar o curso das nossas vidas, e agir com inteligência pode nos levar a alcançar grandes objetivos, como fez Ester.
Use suas palavras com sabedoria, tome decisões com sabedoria.
Não seja precipitada, fazendo as coisas do seu jeito, sem analisar, ponderar, e sem perguntar qual é a vontade de Deus.
“Todo o nosso espírito, alma e corpo, devem ser irrepreensíveis diante do Sr.”
6. A riqueza não corrompeu seu coração (Et. 5:3)
Ela não teve ostentação aos bens, no entanto o rei estava disposto a dar a Éster tudo o que ela quisesse, mas ela só queria o livramento do seu povo. Seu coração se manteve limpo, e ela não mudou seu foco por causa das riquezas que passou a ter quando se tornou rainha.
Deus sempre faz infinitamente mais do que tudo o que pedimos e pensamos.
Você tem se apegado às coisas deste mundo?
Nosso lar não é aqui, acumule suas riquezas no céu, ganhando vida pro Senhor.
Queira sim desfrutar o melhor desta terra, é promessa para nós, mas não deixe o amor ao dinheiro e às coisas deste mundo, dominarem seu coração.
Não se deixe levar pelo consumismo e pelo modismo, pois muitas gastam mais do que ganham, somente pra estar igual aos outros, pra não ficar por baixo, ou por fora.
Cuide-se sim, Éster se cuidou, se perfumou, se vestiu da melhor maneira possível para ir ao rei, mas sua real beleza estava dentro do seu coração.
Não queira mais as coisas deste mundo do que ao Sr.
(Mt. 22:37) “ Ame ao Sr. com todas as suas forças...”
O pecado não está em querer se vestir e se cuidar,, em ter uma casa, um carro, está em querer mais estas coisas do que ao Sr.
O dinheiro, não é a raiz de todos os males, mas sim, o amor ao dinheiro.
7. Ester deixou sua marca sendo uma mulher espiritual (Et. 4:14)
Deus deseja nos ver participando daquilo que Ele planejou para nós.
Ester tinha uma vida com Deus, jejuou e creu que Deus era quem agiria em seu favor, fazendo com que o rei concedesse o seu pedido. Não duvidou que conseguiria atingir seus objetivos.
E você tem sido uma mulher espiritual?
Quando você deseja algo, você busca primeiro saber qual é a vontade de Deus ou vai tomando suas próprias decisões.
Você tem orado, lido a Palavra de Deus, tem dado um bom testemunho de vida, tem se parecido com Jesus? Tem feito a diferença, tem sido sal da terra e luz do mundo? Tem vivido pela fé ou pelas circunstâncias? Você tem duvidado daquilo mesmo que você ora ou deseja?
Sua fé é o que move no mundo espiritual. “Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda...”
Apesar da sua primeira marca ser sua beleza, a maior marca de Ester, foi ter cumprido seu chamado, exercendo sua liderança.
Você tem deixado a sua marca?
Tem cumprido o propósito de Deus para sua vida?
As maior marca não deve ser sua roupa, seu carro, seu endereço, seu perfume, mas a beleza interior, um coração puro e reto diante do Sr.
Conclusão:
Deus não nos colocará em uma determinada posição se não estivermos prontos para estar ali se não tivermos humildade suficiente, capacitação suficiente, e um coração obediente. Ele não deseja nos envergonhar, por isso não nos colocará onde não estamos prontos para estar.
Mas onde Ele te colocou, ali vc. deverá dar o seu melhor, para que Deus cumpra seus propósitos.
(Ecl. 10:10) “O que as suas mãos tiverem de fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura para onde vc vai não há atividade, nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”
Onde está a sua beleza? Apenas em seu exterior, ou também em seu coração?
Talvez você tenha passado ou esteja passando por situações onde sua beleza interior foi roubada, seu coração tenha se endurecido, você esteja indiferente, sem alegria, cheia de temores,rancor, frustrações, amargura.
Deus quer mudar hoje o seu coração.
Ele quer te dar um coração obediente e submisso, um coração humilde, destemido e ousado, que honra suas autoridades, que não ama o mundo, nem se corrompe com bens materiais, que usa a sabedoria e a inteligência, que deixa a sua marca fazendo a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário