segunda-feira, 6 de junho de 2011

DICAS PARA COMEÇAR BEM A SEMANA

Segunda-feira é o dia que todos iniciam já lentos, meio sem vontade, e por obrigação mesmo. Entretanto, nossas atitudes influenciam no decorrer do nosso dia e em nossa felicidade.

Se inicio a semana já de mau humor, contra tudo e todos e com predisposição a não querer nada, a chance de ter um mau dia é enorme.
Seguem algumas dicas para que você tenha dias melhores (todas elas partem do princípio de fazer para o outro aquilo que você quer que façam com você):
1) Sorria! Quando entrar no elevador, quando passar pelo porteiro, quando chegar ao seu trabalho, quando encontrar alguém. Um sorriso sempre convida o outro a sorrir também.
Toda vez que há um bebê no elevador todos ficam agradáveis, pois o bebê está sorrindo. Faça o mesmo!
2) Chame as pessoas pelo nome! Este é o som mais bonito para os ouvidos de uma pessoa: o nome dela. Comece a adquirir o hábito de guardar os nomes das pessoas. Guarde o nome do porteiro do seu prédio, da faxineira do seu trabalho, de todos que você puder.
3) Elogie as pessoas com sinceridade! Tenha predisposição a elogiar e seja tardio em criticar. Normalmente fazemos o contrário. Temos dificuldade em reconhecer o trabalho dos outros. Quer ser reconhecido? Reconheça.
Sabia que uma crítica tem maior peso do que quatro elogios? Se você em um feedback elogiar a pessoa em quatro pontos e criticá-la em um, este ponto terá um peso maior do que todos os elogios que você fez a ela. Pense antes de criticar.
4) Ouça as pessoas ativamente! Nunca ouça uma pessoa já pensando no que vai responder. Ouça-as. Esteja pronto para ouvir e seja tardio para falar. Tudo que as pessoas querem algumas vezes é serem ouvidas.
5) Não viva tão apressadamente ou tão ocupado que você não tenha tempo para ver as flores no caminho! Não viva o stress como se fosse uma rotina. Pare, separe tempo para sua família, para se divertir e passe um tempo em oração, busque a Deus, pois Ele é aquele que pode mudar o curso de sua história.
TENHA UMA BOA SEMANA!

Por Daniel Simoncelos do Blog Somente a Graça (http://www.somenteagraca.com)





AMARGURA X PERDÃO


A) DEFINIÇÃO DE AMARGURA
Sentimento de mal estar, dor moral, angústia, aflição, dissabor, ansiedade acompanhada de opressões, agonia, tristeza que corrói. Segundo a palavra de DEUS ele nos priva e afasta de sua graça (Hb.12.15)
B) CAUSAS
Em geral é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o ser (espírito alma e corpo), podendo chegar a uma situação em que algum demônio irá lhe dominar nestas áreas.
C) CONSEQÜÊNCIAS
ENFERMIDADES FÍSICAS COMO: problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta palpitação, taquicardia, úlceras e doenças na pele.
CONTAMINAÇÃO PELA LÍNGUA: amargura é destilada, pois sua língua é afiada para criticar a tudo e a todos, tornando o que esta a sua volta desagradável, provocada mal estar e espírito de rebeldia:
Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargo? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce. Tiago 3.6-12
ISOLAMENTO: todos passam a evitar relacionamentos com a pessoa amargurada, devido a suas murmurações e críticas, e isso causa mais dor ainda. A pessoa por sua vez, com receio de ser mais ferida, também se isola.
Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca. Gn. 26.35.
CULPA: traz consigo uma acusação constante, a qual aponta ao erro e a falta de perdão. O sentimento de culpa responsabiliza a pessoa pelos sofrimentos que a aflige. A falta de perdão faz com que se sinta culpado pela ausência de comunhão com as pessoas, o que leva a sensação de pecado não perdoado por mais que se esforce em fazer coisas boas.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
(IJO. 1.9; 7.10)
RELACIONAMENTOS QUEBRADOS: quando alguém, por falta de perdão, dá lugar à amargura, seus relacionamentos sofrem constantes choques, podendo resultar em separações definitivas. Os relacionamentos quebrados podem ser:
COM OUTRAS PESSOAS: se alguém tem mágoa dos outros, os sintomas são: Ressentimentos, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar ao assassinato (MT. 5. 22-24; MT. 6.14.15; CL. 3.13).
CONSIGO MESMO: quando alguém tem mágoa de si mesmo, os sintomas são sentimentos de culpa, de inferioridade, auto-piedade, auto depreciação, complexos, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar a atitude extrema de suicídio (RM. 8.34; JO. 8.10). Enfim, tudo isso leva a pessoa a não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma.
COM DEUS: se alguém tem mágoa dele, os sintomas são as dúvidas, o questionamento, a incredulidade e a rebelião. A pessoa passará a duvidar da Palavra: “não consigo mais crer nela” (JO 3.16).
D) O QUE A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ
A ferida traz a mágoa, a mágoa traz amargura (estágio mais profundo e danoso da mágoa), a amargura provoca a quebra de relacionamentos entre os irmãos, que traz cegueira espiritual (trevas). Não andar em comunhão é andar em trevas, o que nos resulta em varias conseqüências (1JO 2.9-11). A cegueira espiritual, que nos impede de agir com sabedoria.
Se estamos em trevas, não vemos a luz da Palavra, o que nos impede de vermos a nos mesmos e também os outros como realmente são.
Insensibilidade para com os outros, falta de amor = imaturidade emocional. O crescimento emocional só é retomado quando a cura ocorre, e esta somente acontece quando assumimos um compromisso em obedecer a palavra de Deus e andar em sua luz, quando reconhecemos que a mágoa está ali por falta de perdão e pela conseqüente perda de comunhão.
E) QUEM NÃO PERDOA
É prisioneiro do seu passado - Mt. 18.28-30
É prisioneiro das pessoas do seu passado - Jo. 20.22-23
Pode ser atormentado por demônios – Mt. 32-35
F) EXEMPLOS
Caim: matou Abel por causa da ira que cresceu em seu coração, que se transformou em amargura, ele se magoou com DEUS por este não ter aceitado sua oferta – Gn. 4.5-8
Noemi: estava amargurada por se sentir sozinha e culpava o Senhor - Rt. 1.20
Ana: orou amargurada- 1 SM. 1.10
As mulheres de Esaú: tornaram-se amargura de espírito para Isaque e Rebeca - Gn. 26.35
G) O PERDÃO NOS TORNA LIVRES EM DEUS
O perdão é o caminho para a libertação da amargura - Mt. 6.9-15
Perdoar é deixar livre, soltar, liberar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicionalmente aquele que nos feriu. E não considerar o mal causado; é não reter a mágoas ou feridas.
PERDOAR NÃO É ESQUECER, MAS LEMBRAR SEM SENTIR DOR!
O perdão de DEUS é o padrão para o ser humano. Como DEUS perdoa devemos perdoar.
Mt. 18.27; Ef. 4.32
Perdão não é sentimento, mas uma decisão da vontade e um ato de obediência a DEUS. A pessoa decide perdoar e o sentimento poderá vir instantaneamente ou depois. DEUS requer de nós a prática do perdão Mt. 6.14-15
Perdoar é necessário para evitar emboscadas de Satanás – 2 Co. 2.11.
Perdoar deve ser uma prática normal a todos os crentes - Ef. 4.31-32; Mt. 18.22.
H) PASSOS PARA VENCER A AMARGURA
• Deixe que o Espírito Santo o dirija, trazendo a lembrança o que precisa ser lembrado.
• Escreva em um papel os nomes das pessoas que o ofenderam.
• Escreva por escrito os maus específicos que sofreu (ex: rejeição falta de amor, injustiça, abuso físico, verbal, sexual ou emocional, traição, descuido).
• Enfrente a dor do ódio, escrevendo e confessando o que sente contra essas pessoas. Não esconda seus sentimentos, eles também precisam ser perdoados, mesmo que reconhecê-los lhe cause vergonha.
• Reconheça a importância da cruz. Ela faz com que o perdão seja legal e moralmente correto. Lembre-se que a justiça de Deus está na cruz de Cristo – Hb. 10.10.
• Decida pôr fim a situação. Isso significa que você não levantará no futuro contra seus ofensores informações sobre o ocorrido. Pv. 17.9; Lc. 6.27-28.
• Decida perdoar. Perdoar é uma crise de vontade, uma decisão consciente de deixar a outra pessoa livre e livrar-se ao mesmo tempo do passado. Sua responsabilidade é a de que ele não esteja mais sujeito a você. Portanto libere-o, tomando esta decisão agora mesmo, e com o tempo o sentimento de perdão virá.
• Leve sua lista a Deus e ore perdoando essas pessoas e a ofensa. Se seu sentimento for muito forte, peça ajuda a um líder – Tg. 5.16.
• Destrua a lista, pois agora você esta livre.
• Não espere que sua decisão de perdoar resulte em grandes mudanças nas outras pessoas, mas ore por elas, para que encontrem a liberdade do perdão, nem tão pouco espere que elas mudem primeiro para depois terem o seu perdão. Lembre-se o perdão deve ser incondicional – Mt. 5.44; Gl. 5.1,13, 14.
• Tente compreender as pessoas que você perdoou. Elas são vítimas do pecado.
• Espere resultados positivos de si mesmo.
• Agradeça a Deus pela lição que aprendeu e pela maturidade que ganhou – Rm. 8.28-29.
• Aceite a sua parcela de culpa nas ofensas que sofreu, confesse seu fracasso a Deus e aos demais envolvidos (I Jo. 1.9) e reconheça se alguém tem algo contra você, você deve ir a esta pessoa e resolver a questão pendente. (Mt. 5.23-26).