segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Principal Traço do Caráter de Cristo

- Humildade: A humildade é uma das virtudes menos admiradas pelos homens e também a mais desprezada. Quando o Senhor no recomenda para sermos “humildes de espírito”, não quer dizer que deveríamos ser tímidos e fracos, nem retraídos ou covardes. Para ser “humilde de espírito”, ninguém precisa suprimir-se de sua personalidade. Humildade de espírito aponta para a completa ausência de orgulho pessoal, para a completa ausência de segurança própria e auto dependência. Humildade não é confiar nos nossos dons naturais, nem nas nossas capacidades, no nosso trabalho, nem na nossa posição social. Ser humilde é não olhar pra nós mesmos e sim olharmos para Deus. É contemplar Jesus, vendo-o conforme Ele é e crer que nossa força e capacitação para fazer qualquer coisa vêm dEle. Humildade é reconhecer a extensão da graça de Deus. O que ele fez por mim e por você.

Outros Traços Importantes do Caráter de Cristo
- Disposição para sofrer: Todo cristão deveria estar preparado para o sofrimento. O crente não deve convidar as tribulações, nem sair em busca delas, porem se elas cruzarem seu caminho, ele deve enfrentá-las com a mente já resolvida a suportá-las por amor ao Senhor.
- Ponderação nas palavras: Se um obreiro cristão costuma falar a respeito de todas as questões possíveis, sem a menor cautela, como pode esperar ser usado pelo Senhor na pregação de sua palavra?
- Boa Disposição Para Ouvir: Todo obreiro deve ser capaz de ouvir. Não de maneira casual, e sim com atenção, a fim de compreender o que lhe está sendo dito, pois há três tipos diferentes de linguagem: as palavras que ele está proferindo; as palavras que ele está reservando para si e as palavras que ele não pode proferir e que estão no profundo do seu espírito.
- Diligência: O obreiro deve ser dotado da vontade de trabalhar, se livrar da preguiça.
- Lealdade: È a qualidade de uma pessoa franca, sincera e honesta, ou alguém fiel aos seus compromissos, às suas crenças.
*Três Tipos de lealdade:
1- Dar às pessoas o que lhes pertence.
2- Reconhecer o valor dos outros.
3- Respeitar o Ungido do Senhor.
*Como provar sua lealdade em meio a problemas e Conflitos:
- Ficando em Silêncio, não fazer comentários desagradáveis ou antiéticos.
- Não criticando.
- Não murmurando.
- Não abandonar em momentos difíceis.
- Não usar de traição.
- Não divulgar segredos de outrem.
- Não usar experiência para desqualificar outros.
*Cinco Coisas Que Podem nos Tornar Desleais:
- Temor a um compromisso de amizade.
- Quando estamos feridos.
- Quando passamos por provas, temos que ser leais estando bem ou não.
Quando há superficialidade.
- Excessiva atividade. Devemos evitar o ativismo e ter tempo para a comunhão.
*A Quem devemos ser leais:
- A Deus.
- Aos pais.
- Aos nossos líderes.
- Com nosso conjugue.
- Lealdade aos filhos.
- Lealdade aos amigos.
- Lealdade á igreja.
* Promessas aos leais
- Serão preservados ( Sl. 31-23).
- Habitarão com o Senhor (Sl. 101- 6).
- Sobre o muito serão colocados (Mt. 25:23).
- Estabilidade: O obreiro deve ter suas emoções estáveis. O seu humor não pode se alterar de acordo com as circunstâncias. Deve haver equiparação entre o caráter do ministro e o caráter do ministério. Ambos devem trazer o caráter da igreja contra quais as portas do inferno jamais poderão prevalecer.
- Mansidão: Manso é o homem que não permite que a carne ou a vontade própria tome conta de seu espírito, mas coloca todo o seu ser debaixo da autoridade do espírito de Deus (Mt. 11:29).
Que possamos ter esses traços em nosso caráter. Que possamos andar, falar, sentir e agir como Jesus Cristo...