quarta-feira, 27 de julho de 2011

OS PAIS NA VIDA DOS FILHOS


"...Quando Israel era criança, eu já o amava e do Egito chamei o meu filho... Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços..." (Oséias 11:1-4)

Podemos aprender muito sobre o relacionamento que os pais devem manter com seus filhos, através desta comparação que Deus faz do seu relacionamento com os Judeus.
Em primeiro lugar, vemos que Deus cuida das necessidades físicas dos seus filhos. Ele dá comida e segurança física, a mesma coisa que os pais hão de dar aos seus filhos. Se uma criança não tem alimentação suficiente, roupa para esquentar seu corpo, descanso adequado, morada que a protege, ela sentirá que o mundo é um lugar perigoso e viverá sem segurança. Dificilmente aprenderá a confiar nos outros, em si mesma ou até mesmo em Deus.
Da mesma forma, a criança precisa da proteção dos pais, a criança não deve brincar com fogo ou eletricidade todos sabem, mas são os pais que vão proteger seus filhos destes perigos, segurando-os em seus braços como fez Deus com seu povo. As crianças podem até reagir negativamente, quando os pais insistem em que seus filhos não podem brincar na rua; tem que tomar remédio, não podem subir no telhado para recolher uma pipa, etc.. Mas este é o papel do pai. Pode ser necessário proibir que seu filho vá a casa de colegas que tem pais de má reputação, que usa álcool, drogas ou coisas mais. Pode ser necessário tirar seu filho de um colégio ou afastá-lo de um parente ou amigo, se tiver qualquer suspeita. Como os israelitas não reconheceram que era Deus que cuidava deles, não espere que o filho seja sempre grato ou feliz por sua atuação, mas proteja seus filhos, ainda quando for necessário tomar uma decisão difícil. I Timóteo 5: 8 diz: "Porém se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, essa pessoa negou a fé e é pior do que um incrédulo" (B.L.H.).
Como pai Deus também cuida da educação dos seus filhos. Ele disse: "eu ensinarei o meu povo a andar". A disciplina é uma necessidade básica na vida da criança, mas desde o começo, exige coragem e coerência da parte dos pais. Uma criança que nunca ouve a palavra "Não", será incapaz de dizer "não", quando os convites obscenos e tentadores deste mundo.
Por último nós vemos que Deus cuidou das necessidades emocionais dos seus filhos. Ele dá carinho, amor e atenção aos seus filhos. A criança somente entende que é amada, quando os pais falam para ela que a amam, passam tempo com ela, demonstram interesse pela sua vida e dão ouvidos às palavras dela. Hoje em dia a coisa que menos temos é tempo. Corremos para lá e para cá e temos mil atividades, esquecendo que Deus nos fez para amar as pessoas e usar as coisas. Nós amamos tanto as coisas, que deixamos as próprias coisas nos usarem. Brincar, jogar, ler um livro, sentarmos juntos para uma refeição, desligar a TV, andar de bicicleta, corrigir deveres escolares, são atividades que exigem sacrifício. Mas, vale a pena, pois estaremos investindo na vida dos filhos, criando adultos capazes de amar e serem amados.