quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DESENVOLVENDO SUA PACIÊNCIA

"Sede, pois irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:7 e 8).

      Todos nós queremos paciência, mas quando começamos a orar pedindo a Deus, os problemas começam a aparecer e nós paramos de orar, por medo de aparecer mais problemas. Você sabia que é através dos problemas e dificuldades que Deus desenvolve nossa paciência? Deus usa algumas estratégias para esse fim, vamos ver quatro delas:

1- As Interrupções: Você se senta para almoçar, e o telefone toca, ou está no banheiro, e um vendedor bate à porta. Nossos melhores planos são com frequência interrompidos. Até os discípulos se impacientavam com as pessoas que interrompiam a agenda de Jesus (Mateus 19: 13-14). Como você lida com as interrupções?

2- Os Transtornos: Em lucas 10:40 lemos a respeito de uma mulher com problemas com a paciência diante dos transtornos. Talvez você se sinta assim. Talvez esteja carregando o fardo mais pesado e se sinta sobrecarregado e transtornado. Quer ficar sentado aos pés de Jesus, mas há trabalho a ser feito, e parece ser o único a se dar conta disso.
Hoje vivemos apressados, correndo de um lado para o outro e não temos tempo para nada, nem para Deus. Como você reage em relação aos transtornos?

3- As Irritações: Pense naquelas "coisinhas" na vida que irritam você: trânsito congestionado; ônibus atrasado; telefone ocupado; pneu furado; a fila do banco dando várias voltas; vizinhos que gostam de ouvir música no último volume e etc. Pense na sua própria lista de irritações. Algumas podem ser controladas, mas a maioria não pode. Por isso temos que conviver com elas. Isso exige paciência.

4- Inatividade: A maioria de nós prefere fazer qualquer coisa exceto esperar. Odiamos ficar (e eu odeio mesmo) na sala de espera do médico, ou na fila do supermercado, ou na cama em repouso. Já reparou como alguém espera o elevador? Quase nunca parado (eu fico apertando os botões pra ver se chega mais rápido, rsrs). Jó é um exemplo de homem que não podia fazer nada além de esperar (Jó 14:14). Podemos aprender muito com ele. A Bíblia diz em provérbios 19:2 que: "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado."
      Pesquisadores na área da medicina descobriram uma porção de novas doenças chamadas enfermidades da "pressa". Os Drs. Rosenman e Freedman dizem que 90% das vítimas de ataques do coração têm essa personalidade da "pressa" tipo A.
      Então o que provoca a impaciência? Falta de paz! Talvez por isso Deus coloque a paciência logo depois da paz na lista do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). Quando temos paz no coração, quase nada podenos tornar impacientes.

      Então como posso aprender a ser paciente?

1- Desenvolva uma nova perspectiva: Descubra uma nova maneira de enxergar a situação ou a pessoa que está criando seus problemas (Provérbios 19:11). Sabedoria é ver a vida da pespectiva de Deus.

2- Tenha senso de humor: Aprenda a rir  de suas circunstâncias, a rir de si mesmo. Existe um estudo que indica que as pessoas que riem muito vivem mais (então vou viver muito, rsrsrs). O riso é um antídoto para a ansiedade (Provérbios 17:22). Você sabia que Deus tem senso de humor, que Ele também sorri? (salmos 2:4).

3- Aprofunde seu amor: O amor é paciente(I coríntios 13:4). Quando sou impacinte, não tenho amor, porque o amor é paciente. Quando ama alguém, você se interessa por suas necessidades, desejos, sofrimentos, pontos de vista dessa pessoa? Aprenda a louvar a Deus pelas pessoas que o irritam (difíiiicil, mas não impossível). Com isso, vai desenvolver um muro de louvor ao redor de sua vida, que nem mesmo o diabo vai atravessar (Efésios 4:2).

4- Dependa do Senhor: A paciência não vem da força de vontade, é fruto do Espírito. A paciência é uma forma de fé, ela diz: Confio em Deus. Creio que Deus é maior do que esse problema e creio que Ele coloca Sua mão nessas irritações e pode usá-las em minha vida de Seu ponto de vista. Devemos perguntar a Deus: O que queres que eu aprenda nessa situação? e não:  Por que  isso aconteceu? A paciência é a evidência de nossa fé em Deus. Deus é paciente ( II pedro 3:15). Se somos seus filhos, devemos apresentar os traços de sua família, devemos aprender a sermos pacientes. A Bíblia é um livro que trata da espera. Por que?  Porque esperar demonstra fé, e a fé agrada a Deus (hebreus 11:6).  

      Esse texto eu resumi do livro: Poder Para Ser Vitorioso, de Rick Warren, Editora: Vida.
Ler esse livro mudou totalmente minha vida espiritual, abriu a minha mente, e realmente transformou a minha vida. Por isso eu quis compartilhar com você. Não basta somente ler, temos que aplicar esses princípios em nossas vidas se realmente queremos ter uma vida vitoriosa. Funciona, de verdade!!!!!
      Sua amiga e irmã em Cristo: KÁTIA DI FREITAS