quinta-feira, 14 de julho de 2011

O PAPEL DAS MULHERES NO PLANO DE DEUS

BISPA DALVA VITÓRIA


“Uma máquina de lavar roupas é uma invenção bem útil, mas faz um péssimo serviço lavando pratos ou cozinhando o almoço. Isto porque a máquina de lavar nunca foi projetada para lavar pratos ou para preparar uma refeição. Foi projetada para lavar roupas, e nesse papel ela é de muito auxílio. Todos reconhecem a necessidade de usar as máquinas da maneira que seus inventores pretendiam. Deus criou a humanidade, e funcionamos melhor quando cumprimos os propósitos para os quais ele nos criou. Deus criou o homem e a mulher separadamente e planejou papéis especiais para cada um. Assim como uma máquina de lavar não cozinha bem, assim não podemos nos sair bem quando tentamos cumprir um papel para o qual Deus não nos projetou. Mas assim como uma lavadora é muito útil para o seu propósito especial, assim tanto os homens como as mulheres podem servir e glorificar a Deus em seus campos de ação dados por Deus.”

Quando Deus criou a mulher, Ele também a fez à sua imagem e semelhança, como o homem (Gn
1:27), portanto, na essência de Deus, existia tudo que o homem e a mulher são. Nós somos
abençoadas independentemente dos nossos maridos: “e Deus os abençoou e lhes disse…” (Gn
1:28). Deus falou ao homem e à mulher, não somente ao homem. Deus não separou homem ou
mulher, não privilegiou um ou outro. Somos verdadeiramente abençoadas! Nós mulheres não
pegamos a “rebarbas” da bênção do homem, Deus nos abençoou individualmente, como
mulheres.
Não fomos criadas por acaso, pois o propósito antecede a criação de alguma coisa. Os planos
antecedem a criação, como, por exemplo, numa obra de arte. Um quadro é a extensão daquilo
que estava na mente do artista, como um livro é expressão do que o autor é. Nós fomos criadas
com um propósito! E fomos a última coisa da criação de Deus, não por esquecimento, mas
porque não se achava, em toda a criação, alguém que suprisse o homem. Deus nos planejou
depois de ter buscado, em todos os lugares, algo especial para o homem… e não ter achado.
Nossa existência só tem sentido se houver um propósito especial, porque o propósito é a fonte de
toda nossa realização. Sem o propósito de Deus, a nossa vida é somente uma existência, é
somente uma experiência casual e que traz frustração.
Deus nos criou com um propósito especifico:

No lar: auxiliadora idônea, companheira – Gn.2:18, boas donas de casa –I Tm. 5:14,mãe de filhos.
Para servir: Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10).


Intercessora: Há muitas maneiras nas quais as mulheres podem servir no evangelho. E interceder é uma delas, Lucas 2:36-38 – menciona que Ana, uma mulher avançada de idade, 84 anos, orava continuamente. Isso mostra que não tem limite de idade para servir a Deus. Ana orava e jejuava, noite e dia...


As mulheres podem ensinar. Enquanto não pode ter autoridade sobre os homens, a mulher cristã pode e deve ensinar outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5), e se ela mantém um espírito humilde, pode também ajudar os homens a entenderem melhor as Escrituras (Atos 18:24-26). No primeiro século, as mulheres profetizavam (Atos 2:17-18; 21:9), isto é, revelavam a vontade de Deus pela inspiração do Espírito Santo. Débora, no Velho Testamento, era uma mulher bastante procurada por causa de seu sábio aconselhamento. A fé de Timóteo foi atribuída à influência de sua mãe e avó, as quais eram devotas. As mulheres cristãs devem conhecer as Escrituras e serem capazes de mostrar humildemente qual é a vontade de Deus.


O Novo Testamento ressalta freqüentemente o trabalho que as mulheres faziam, sem especificar exatamente qual era esse trabalho (Romanos 16:12; Filipenses 4:2-3; Atos 1:14; 9:2; 17:12). As mulheres devem trabalhar para encorajar, admoestar e edificar.


CONCLUSÃO: Nós, mulheres, fomos planejadas por Deus, e para funcionarmos bem, precisamos seguir o manual de instrução que é a BÍBLIA.

Por Dalva Vitória, Bispa da Comunidade Cristã Jerusalém