domingo, 18 de dezembro de 2011

Como Enfrentar o Sofrimento e a Perseguição

Diante do sofrimento e da perseguição muitas das vezes nos sentimos impotentes. Mas, para vencermos precisamos olhar para o nosso alvo, que é Jesus, o autor e consumador da nossa fé.
Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso:


1- Ser um homem e uma mulher de oração. Davi diante das dificuldades, dos sofrimentos e das perseguições que enfrentou, não usou de outro subterfúgio a não ser o da oração, ele sabia que através da oração seria socorrido, ajudado por Deus; não tem outra maneira para se chegar a Deus e assim fazer seus pedidos a não ser pela oração, a oração é a nossa comunicação com Deus. O rei Davi venceu todos os seus inimigos porque era um homem de oração. O próprio Deus nos adverte a orar, ele diz: "Clama a mim e responder-te-ei. E anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.” (Jeremias 33.3)
Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser humilde. A humildade de espírito, isto é, um coração humilde chama a atenção de Deus; precisamos nos humilhar diante de Deus e reconhecer que sem Ele não somos nada, não conseguiremos nada. Há pessoas que acham que são auto-suficientes, que são capazes de vencer o mal, a adversidade sozinhas e, não têm a humildade de se chegar a Deus e pedir socorro; Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer”. (João 15.5b)

2- É preciso ser manso. Muitas das vezes as pessoas querem devolver a afronta que sofrem da mesma forma, tem crente que diz: "Mexeu comigo levou! Sou convertido, mas, a minha mão não é!, e não é isso que Jesus nos ensinou. Jesus nos diz:” Se alguém bater em sua face oferece a outra", isto é, não revide, não vá rolar no chão em pancadaria, isso não fica bem para um cristão, simplesmente engula a seco a afronta, saia de perto se possível, peça a Deus forças para não revidar e deixe que Deus faça justiça por você.
Jesus diz que os mansos herdarão a terra, isto é, será abençoado, receberá a herança de Deus que é a Canaã Celestial, o Céu; agindo assim com certeza seremos consolados e abençoados. (Mateus 5.3-5)

3- Aguardar com paciência aquilo que se espera. A palavra de Deus diz: "Mas se esperamos o que não vemos com paciência o aguardamos.” (Romanos 8.25) O salmista Davi falou: "Esperei com paciência pelo Senhor... e ele ouviu o meu clamor.” (Salmos 41.1), o rei Davi diz neste Salmo que ele esperou com paciência pelo tempo do Senhor e, Ele atendeu o seu clamor. Muitas das vezes queremos que Deus resolva os nossos problemas, que responda as nossas orações no nosso tempo, e não é assim que funciona, é na hora e no tempo determinado por Deus; pois Ele é o nosso Senhor e não ao contrário, Ele é quem manda.


4- Não desfalecer, isto é, não enfraquecer. Não podemos permitir que a fraqueza espiritual tome conta do nosso coração, precisamos buscar a força de Deus para a nossa vida através da oração, do jejum e da meditação da Palavra de Deus, pois Ele é a nossa força! A palavra de Deus diz: "Tudo posso naquele que me fortalece!"
(Filipenses 4.13) A palavra de Deus também diz: "Se te mostras fraco no dia da angustia, quão pequena é a sua força.” (Provérbios 24.10)
E, para não desfalecer-mos no momento do sofrimento e da perseguição é preciso olhar para Jesus. Jesus Cristo é o nosso alvo, ele é o autor e consumador da nossa fé. A palavra de Deus diz: “... olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia(infâmia), e está a destra do trono de Deus. Considerai aquele(Jesus) que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas."(Hebreus 12.2,3) O Senhor Jesus disse:"O discípulo não é melhor ou maior que seu Mestre..." se Ele foi odiado, seremos também, se Ele foi perseguido, seremos também". Mas, Ele diz: "Alegrai-vos e regozijai-vos porque grande é o vosso galardão nos céus.” (Mateus 5.11,12; 10.25), se considerar-mos o que Jesus passou, com certeza não desfaleceremos, pois Ele mesmo disse: "Eu venci o mundo.” (João 16.33)
Não importa o tamanho do seu sofrimento e da perseguição que você tem enfrentado, Jesus é maior! Entregue nas mãos Dele a sua causa, ore a Ele, busque a humildade e a mansidão, espere com paciência pelo tempo do Senhor, não desfaleça o seu coração e não olhe para o tamanho do seu problema, do seu inimigo, olhe para Jesus, creia Nele e você será um vencedor, uma vencedora em nome de Jesus.

Que Deus te abençoe abundantemente!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário