quinta-feira, 16 de junho de 2011

BÍBLIA VERSUS PSICOLOGIA

Jesus foi o maior psicólogo que já existiu. Com os seus ensinamentos podemos ajudar as pessoas a resolverem os problemas do cotidiano e aumentar sua saúde emocional.
ENTENDENDO COMO AS PESSOAS PENSAM
“NÓS SÓ PODEMOS ENTENDER AS COISAS A PARTIR DA NOSSA PRÓPRIA PERSPECTIVA”
Tudo o que fazemos na vida baseia-se simplesmente na fé. A maior parte de nossas decisões é tomada inicialmente em razão do que sentimos ou acreditamos. Só depois racionalizamos para justificar nossas escolhas. Jesus usava parábolas para nos obrigar a lidar com as nossas crenças, e não com nossos raciocínios lógicos. Jesus foi um poderoso comunicador porque sabia o que a psicologia está nos ensinando hoje: que baseamos a nossa vida mais no que acreditamos do que no que sabemos. Os grandes pensadores são sempre humildes. Eles compreendem que a vida está mais ligada a fé do que ao conhecimento.
POR QUE JESUS FALAVA POR MEIO DE PARÁBOLAS?
“E não lhes falava nada a não ser em parábolas.”
Marcos 4:34
Jesus sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir da sua perspectiva pessoal. Por isso ele ensinava por meio de parábolas.
A parábola é uma história que nos ajuda a compreender a realidade. Podemos extrair delas as verdades que formos capazes de entender e aplicá-las em nossas vidas. À medida que crescemos e evoluímos, podemos rever as parábolas para descobrir novos significados que nos guiem em nossos caminhos.
COMO CONHECEMOS A VERDADE?
“Eu sou caminho a verdade e a vida.”
João 14:6
Jesus sabia que as pessoas jamais poderiam entender completamente a vida se usassem somente o intelecto. Ele dizia: “Eu sou a verdade.” Ele sabia que a mais elevada forma de conhecimento decorre dos relacionamentos em que existe confiança mutua, e não de grandes quantidades de informação. Jesus respondia às perguntas diretas com metáforas para atrair as pessoas para um dialogo e um relacionamento com ele. Este principio é aplicados em algumas terapias. Todos nós temos idéias conscientes e inconscientes que afetam a maneira de como percebemos o mundo.
É psicologicamente impossível colocar completamente de lado a influência da nossa mente sobre a maneira de como percebemos as coisas, sobretudo porque na maioria das vezes não temos consciência de que tudo o que conhecemos intelectualmente passa pelo filtro das nossas crenças. A terapia proporciona às pessoas um relacionamento que pode levá-las a se conhecerem melhor, descobrindo, assim, as outras verdades da sua vida.
"APRENDEMOS AS VERDADES MAIS PROFUNDAS ATRAVÉS DOS NOSSOS RELACIONAMENTOS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário