quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Deus se importa com tudo na vida de seus filhos. Você crê nisso?


Um bom pai se importa com as necessidades de seus filhos, porque filho feliz traz alegria para o pai. Não tem nada tão grande que Deus não possa fazer, e não há nada tão pequeno que Deus não se importe com isso. Portanto, peça o que precisar para Deus, porque a vontade dEle é nos fazer felizes.O que é a vontade de Deus? – temos o hábito de dizer a tudo o que acontece: "é da vontade de Deus". Mas, será que é mesmo? Tem coisas que não são. Foi por isso que Jesus ensinou a oração do Pai Nosso em Mt. 6: 9 -10. Tem coisa que acontece no mundo, mas não é da vontade de Deus. Ex. crianças que sofrem com abuso sexual, homicídios, acidentes horríveis por causa de imprudência, indisciplina e relaxo humano com a natureza, que resultam em catástrofes. Como a vontade de Deus se manifesta?

Veremos hoje 3 tipos de vontade de Deus - 1-Perfeita 2- Circunstancial 3- Permissiva.

1- VONTADE PERFEITA DE DEUS – é o que Ele determinou desde o princípio para nós – Rm.12.2. Ela é boa, agradável e perfeita. Isso é o que Ele planejou para nós desde o começo. É o melhor para nós em tudo - é algo que Deus decidiu para nos fazer feliz por completo. Vontade perfeita no casamento Gn.2:21-24. Vontade perfeita nas finanças – Deus quer que ganhemos dinheiro limpo. Deut. 23:17-18- Vontade que nos alimentemos bem - Is 55:2b - Vontade perfeita no trabalho – Eclesiastes 3:13.

2- VONTADE CIRCUNSTANCIAL - Não é a vontade de Deus nos fazer sofrer, mas por causa de circunstâncias Ele permite. Nós criamos a circunstância e Deus permite para nos ensinar algo. Ex. Alguém compra algo sem consultar a vontade de Deus – depois não consegue pagar e suja o nome na praça. Daí pergunta por que Deus deixou acontecer aquela circunstância vexatória. Deus permite para ensinar uma lição: só compre o que consegue pagar. 1 Pedro 4:1 Tem pecado que só sai quando cansamos de sofrer com ele .O que fazer quando Deus nos corrige? Hebreus 12:11. Creia nisso e fique firme. O que fazer quando sofremos por causa de circunstâncias? 1 Pe 4:19. Quem fica firme com o Senhor, no meio das circunstâncias ruins, acaba descobrindo que “todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus”.

3. VONTADE PERMISSIVA DE DEUS - quando alguém fica obstinado a fazer algo, Deus permite que faça. Nem todos tem um jumento na sua frente para falar algo e o impedir. Só Balaão teve. Ex. alguém quer casar e fica obstinado e não quer saber se é da vontade de Deus. Deus permite, e se o casamento não der certo não pode sair dele, porque ele está dentro da vontade permissiva de Deus. Terá que se adaptar e passar por circunstâncias desconfortáveis,para não errar mais pedindo divórcio.

Deus não força ninguém a fazer sua vontade perfeita – Jesus disse que ser seu discípulo é para quem quiser – Ele não força ninguém - Mateus 16:24. Quando forçamos fazer nossa vontade, Deus permite e ela é feita, mas nada garante que não vamos sofrer as conseqüências da escolha errada.

CONCLUSÃO: Deus tem 3 tipos de vontade: Perfeita, Circunstancial e Permissiva. Qual das três é a melhor para você?

A melhor para nós é a vontade perfeita de Deus. Como conhecê-la? Existem algumas condições:

1- Ter nascido de novo – 1 Co 2:14 - Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los...

2- Ter disposição de obedecer – Deus não quer apenas satisfazer nossa curiosidade, Ele quer orientar nossa vida. Para isso é preciso estar disposto a obedecer a Deus. Se Ele falar para você parar com algo, você para? Para começar, você começa?

3- Ter desejo de fazer Sua vontade - João 7:17 -A vontade de Deus só é revelada para quem realmente quer fazê-la.

4- Ter sensibilidade espiritual – Nossa sensibilidade depende de santidade. Nosso coração puro é que se torna o ambiente para Deus revelar Sua vontade. Is. 59:2. Pecado é sujeira no coração. Produz separação e insensibilidade. Algumas coisas entristecem o Espírito de Deus e por isso Ele não nos revela Sua vontade: Efésios 4:30. Portanto, só pode saber qual é a vontade de Deus quem tiver: Nascido de novo, Disposição para obedecer, Desejo de fazer Sua vontade e Sensibilidade Espiritual. Quem se encaixa nestas condições com certeza terá uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário